Aprenda a Eliminar Líquidos


O corpo do ser humano é composto com bastante água, portanto em algumas situações o organismo retém água em excesso, resultando em inchaços que podem incomodar bastante. O problema ocorre quando por algum motivo, o corpo se torna incapaz de eliminar todo o líquido necessário para manter esse equilíbrio, por isso acaba gerando a retenção. Entre os fatores que podem levar a essa situação estão as alterações hormonais produzidas durante a gestação e que costumam se manifestar como um ligeiro inchaço nos tornozelos e nos pés. Acompanhe nosso artigo e aprenda a eliminar líquidos!

Dicas para eliminar líquidos

Esqueça o saleiro

É só tirar o sal da comida, por uma semana, que já vai perceber como perdeu líquidos sem esforço.

Java

Também conhecido como bariflora, a erva medicinal java contém ação diurética, que auxilia a eliminar o líquido e as toxinas acumulados no organismo. Separe uma colher (sopa) de java para cada meio litro de água. Coloque no fogo até obter a fervura. Depois, desligue e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Beba três xícaras desse chá três vezes por dia antes do café da manhã, almoço e jantar.

Invista nos chás

Algumas infusões diuréticas podem ser ingeridas nestes dias de maior retenção (como menstruação, insônia e estresse). As plantas mais recomendadas são: dente-de-leão, sementes de aipo e pata-de-cavalo.
aprenda a eliminar líquidos

Maçã

Rica em água e fibras, a maçã ajuda a desintoxicar o organismo e eliminar os líquidos em excesso. Prepare um chá com a casca de uma maçã e 250 ml de água. Ferva tudo e depois deixe repousando durante 10 minutos. Tome o chá ainda morno três vezes ao dia. Essa receita caseira de maçã também combate a prisão de ventre e auxilia a emagrecer.

Coma alimentos crus

As frutas são ricas em potássio, um mineral diurético. Tenha-as sempre a mãos. Banana, morango e melão são ótimas opções.

Leia os rótulos

Quando for ao supermercado, veja a quantidade de cloreto de sódio dos alimentos. Muitos deles, normalmente os processados (como molho de tomate), possuem sal em excesso.

Por que o milho faz bem para eliminar líquidos?

A decocção do cabelo do milho é um dos remédios naturais mais eficazes para eliminar líquidos do organismo. É também muito útil para perder peso, diminuir a hipertensão, prevenir contra a formação de pedras nos rins ou inflamações na bexiga e prevenir contra o inchaço típico do transtorno pré-menstrual.

Além do milho ser útil para eliminar líquidos, serve para outros usos?


aprenda a eliminar líquidos

Além de ser servir para eliminar líquidos, a farinha de milho é aplicada externamente em forma de cataplasmas para determinadas doenças de pele como eczemas e feridas levez. O óleo de milho, por sua vez, é utilizado para fins cosméticos.

Como é utilizado o milho para eliminar líquidos?

Para eliminar líquidos com milho, utiliza-se a infusão dos estigmas. Utilizam-se também a tintura, o extrato fluido e em cápsulas com o extrato seco. Por outro lado, o óleo de milho é empregado na aplicação externa para fins cosméticos.

Para eliminar líquidos não esqueça de:

* Caminhar : ao mover as pernas, facilita-se o trabalho dos rins.

* Beber muti água com baixo teor de substâncias minerais, quanto mais água tomar, mais facilmente poderá expulsar os líquidos excedentes.

* Entrar na água, tanto na piscina, no mar ou na banheira. Uma vez dentro, tente mover as pernas para que os músculos bombeiem os líquidos até a bexiga. A pressão exercida pela água facilitará a eliminação pela urina.