Aprenda como fazer a Dieta da USP


Para aquelas pessoas que ainda não conhecem, a dieta da USP, ela surgiu nos anos 90. Além de ser bastante conhecida e procurada, a dieta da USP é sempre ideal pra quem sonha em perder peso rapidamente. Essa dieta tem a promessa de eliminar 14 kg em 14 dias. Como qualquer dieta, a dieta da USP não deve ser prolongada por um tempo maior que o determinado, nesse caso 15 dias.  Segundo alguns nutricionistas, se esta dieta for prolongada por mais deste período pode haver até alterações cardíacas. Acompanhe nosso artigo e saiba como fazer a dieta da USP sem prejudicar sua saúde!

Como funciona a Dieta da USP original?

A dieta da USP original é uma dieta hipocalórica, ou seja, ela sugere um baixo consumo diário de calorias. Apesar disso, basicamente elimina os carboidratos do cardápio, colocando em seu lugar muitas proteínas e gorduras. Fala-se em uma perda de peso de até 14 quilos em duas semanas, embora esse número obviamente varie segundo o quanto cada pessoa tenha a perder.

Podemos então dizer que a Dieta da USP original emagrece por dos motivos:

  • Você acaba consumindo menos calorias a cada dia;
  • Ao cortar os carboidratos, há uma grande eliminação de líquidos pelo organismo, sobretudo nos primeiros dias.

Como o consumo de alimentos é limitada, e o teor de carboidratos baixíssimo, há uma perda de massa magra (musculatura), levando à redução dos níveis de energia. Por essa razão, não é aconselhável fazer atividades físicas vigorosas enquanto estiver seguindo a dieta da USP.

Vantagens da Dieta da USP

* As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode colaborar para prolongar a sensação de saciedade.

Diminuir de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, acontece perda de massa também.
aprenda a dieta da usp
Desvantagens da Dieta da USPÉ uma dieta desequilibrada nutricionalmente, a perda de peso rápida é decorrente do baixo consumo de calorias, o que leva à perda de água e massa magra que pode dar falsa ilusão de emagrecimento.* Durante o processo de emagrecimento é provável que haja sensação de fraqueza, pois a pessoa poderá ficar sem energia para executar suas atividades diárias, apesar de sentir dores de cabeça, náuseas, tontura e mal estar.* Apesar disso, não favorece reeducação alimentar e, assim como as demais dietas, apenas favorece resultados imediatos.

Cardápio da Dieta da USP:

Primeiro dia:

Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante
Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade

Segundo dia:

Manhã: Café com bolacha cream-crakers
Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto
Jantar: Presunto à vontade

Terceiro dia:

Manhã: Café com biscoito cream-crakers
Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
Jantar: presunto e salada

Quarto dia: 

Manhã: Café com biscoito
Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Quinto dia:

Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
Almoço: Frango grelhado à vontade
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sexto dia:

Manhã: Café com biscoito
Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sétimo dia:

Manhã: Café com limão.
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas