Dieta detox – como funciona


Muito se tem falado sobre Dieta Detox, mas você sabe, afinal, o que ela significa? Bem, como o próprio nome sugere, a dieta Detox ou dieta desintoxicante tem esse nome por realizar uma verdadeira faxina no organismo, eliminando toxinas e, claro, levando embora alguns quilos extras.

Não é novidade alguma que o nosso organismo sofre, constantemente, agressões de todo tipo, sendo bombardeado por inúmeras substâncias nocivas, desde corantes, conservantes, álcool, medicamentos, gorduras, enfim, substâncias que, com o tempo, acabam se acumulando em nosso organismo, o intoxicando e/ou inflamando, impedindo que ele possa funcionar da melhor forma possível.

dieta detox

Isso acaba resultando em má digestão, mau funcionamento intestinal, cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, aumento de peso, irregularidades do ciclo menstrual, entre tantos outros problemas, e a dieta Detox pretende, justamente, fazer uma faxina e eliminar esses prejuízos.

Conhecendo a Dieta Detox

Embora o próprio organismo faça naturalmente um processo de desintoxicação, a quantidade de toxinas a que uma pessoa está exposta é muito maior do que a capacidade física de eliminá-las, por isso, a Dieta Detox é tão importante.

Sendo assim, quem quer limpar o organismo e se livrar desses problemas, a alimentação desintoxicante vem se mostrando como uma ótima alternativa, indo muito além de uma simples dieta, funcionando como uma mudança no estilo de vida.

Ok, vamos combinar que com o dia a dia cada vez mais corrido, é quase impossível ficar imune a tantas agressões e alimentos nocivos, por isso, é fundamental, de vez em quando limpar nossa casa, fazer uma faxina geral, livrando nosso organismo de todos essas mazelas. A Dieta Detox pretende, na verdade, é tornar essas toxinas hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, suor, bile e lágrimas.

Quem faz a Dieta Detox, entre outras coisas, logo percebe o aumento da disposição física e a melhora da constipação intestinal, impedindo a flatulência (acúmulo de gases no tubo digestivo).

Embora nessa dieta, nutrientes tais como proteínas,  carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais, estejam preservados, a longo prazo, ela pode ser difícil de mantê-la. Por isso, como a grande maioria das dietas, é recomendável que seja seguida somente de cinco a sete dias, no máximo, por mês, podendo ocorrer, nesse período, uma perda de peso real em torno de 1,5 quilo.

Como funciona a dieta detox

Como Funciona

Para que funcione, a Dieta Detox precisa ser baseada, basicamente, no consumo de frutas, hortaliças, água e sucos e chás (misturas de sucos e chás), fazendo com que os rins e fígado funcionem melhor, promovendo a eliminação das toxinas acumuladas no organismo.

Vale, mais uma vez frisar, que o tempo da dieta Detox pode variar de 1 a 2 dias, ou até mesmo se estender por 1 semana, nesse período somente líquidos são permitidos, porém, é fundamental que não passe nunca de 7 dias.

Dieta Detox por 2 dias

Dieta detox por dois

Quem for fazer a Dieta Detox por apenas 2 dias, geralmente feitas após excessos festivos ou para exclusivamente desintoxicação, nesse caso, só é permitido o consumo exclusivo de líquidos, como sopas, sucos e chás que possuem efeito diurético e consequentemente favorecem a eliminação de toxinas através da urina.

Dieta Detox por 3 dias ou mais

Dieta detox por tres dias

Mas quem, por outro lado, resolver seguir essa Dieta Detox por 3 dias ou mais, nesse caso, então, é recomendada a inclusão de alimentos como leite ou iogurte desnatado, filé de frango, peixe, frutas, legumes e verduras.

Vale ressaltar que,  independente do tempo a ser seguida, na Dieta Detox, é recomendado o consumo de muita água e água de coco, para manter o corpo hidratado e favorecer o equilíbrio de eletrólitos.

Vantagens da Dieta Detox

– Como a Dieta Detox possui alimentos diuréticos em sua composição, principalmente, nos primeiros dias, a dieta Detox mantém o corpo hidratado, favorecendo a eliminação de líquidos e promovendo uma redução no peso corporal total.

– Por priorizar o consumo de frutas, legumes e verduras, fontes de vitaminas, minerais e fibras que promovem a sensação de saciedade, possui ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

– Também por ser rica em fibras, acaba evitando a entrada de toxinas e estimulando a saída, ajudando assim o bom funcionamento do intestino, que forma uma barreira e age como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Como o fígado não fica sobrecarregado, consegue trabalhar da forma correta, fazendo com que as toxinas fiquem solúveis na água, para serem eliminadas.

Desvantagens da Dieta Detox

– Como na Dieta Detox são ingeridas poucas calorias, podem ocorrer episódios de mal estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, entre outras indisposições, não sendo aconselhável a prática de atividades físicas durante a dieta.

– Como o consumo de gorduras é muito pouco, isso pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis, assim como o consumo de proteínas, e isso prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, podendo, inclusive, impactar sobre os níveis de ferro, resultando no desenvolvimento da anemia.

– É comum ao perceber a perda de peso, a pessoa querer continuar na Dieta Detox além do tempo aconselhável, mas, é importante frisar que, na verdade, quase sempre, essa perda não quer dizer que a pessoa está emagrecendo, e sim, perdendo líquidos.