Entenda o cronograma capilar


Para você conseguir ter um cabelo com uma boa aparência, fios brilhosos, macios e nutritivos é necessário cuidar bem deles. Os fios capilares geralmente são bastantes frágeis, quebram facilmente e criam aqueles frizz que absolutamente não gostamos. Você já pensou em fazer um cronograma capilar e resgatar o brilho e a maciez do seu cabelo? Mas, o que seria um cronograma capilar? É uma rotina de cuidados para os cabelos feito durante um mês, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Quer saber mais? Neste artigo, vamos abordar tudo sobre o cronograma capilar, veja a seguir!

Entenda o cronograma capilar

Como começar o cronograma capilar

Recomenta-se uma rotina de 3 lavagens por semana e cada uma com o uso de um tratamento específico falei que precisava de boa vontade, hum! Na primeira lavagem, recomenda-se o uso de alguma máscara hidratante. Depois de 2 ou 3 dias vem a próxima lavagem, agora usando algum produto nutritivo. Para completar a semana, vem a etapa com algum produto reconstrutor. E assim segue o ciclo ou a tabelinha de cronograma capilar até completar um mês. Você notou, cada vez que lavar o cabelo usará uma máscara específica. Para começar outro ciclo recomenda-se uma pausa de 15 dias.

Como funciona o cronograma capilar?

Antes de iniciar o cronograma é preciso conhecer as máscaras indicadas para cada tratamento.

Hidratação: Usam em sua formulação vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. As máscaras de hidratação promovem maleabilidade e sedosidade aos fios. Cabelos ressecados estão pedindo hidratação.

Nutrição: A formulação dessas máscaras são a base de óleos ou manteigas. A nutrição repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol. Ajuda muito a controlar o frizz, A deixar os cabelos brilhantes e dar aquele movimento divino nos cabelos.
Entenda o cronograma capilar

Reconstrução: Produtos que tem em sua formulação queratina, colágeno, arginina, proteínas da soja. Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios.

Dicas

  •  O ciclo não deve começar por reconstrução porque seu cabelo necessita estar hidratado antes dela;
  •  As hidratações devem durar o tempo que sugere o fabricante, portanto, faça as sequências de hidratações com 10 minutos com touca laminada;
  •  Se você lava o cabelo todo dia não é preciso usar máscara (a não ser que você queira!). Pode-se utilizar só shampoo e condicionador hidratantes seguidos de leave-in com uso diário. Você inclusive pode fazer uma pausa de mais ou menos 48 horas após hidratar e reconstruir;
  • No período do seu cronograma capilar é preciso sempre proteger o cabelo de secador e chapinha utilizando termo-protetores;
  • Aos poucos você vai perceber do que o cabelo necessita, e assim fazer uma semana só com hidratações e reduzir as reconstruções dependendo dos processos químicos que vocês faz e suas frequências.
  • Cabelos muito danificados, crespos e imensamente e ressecados podem necessitar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones, parabenos, e feitos de petróleo.