Está perdendo peso ou líquidos?


Se você depende apenas da balança como meio de avaliação de seu desempenho na academia ou sucesso na dieta, é necessário saber que os números e os ponteiros nem sempre são capazes de dar uma resposta certa para suas dúvidas. Entenda mais abaixo!

Perdendo peso ou líquidos?

O emagrecimento está associado à redução de massa, que podem ser músculos, à composição líquida de células ou no interior do corpo e gordura. Senso assim, a perca de peso seria então a soma de tudo o que você conseguiu eliminar, ou seja, água, massa magra, estruturas e tecido adiposo.

Subir na balança e perceber uma redução no peso não significa necessariamente que você já emagreceu, pois pode não ter perdido peso, mas sim experimentado uma eliminação maior de líquidos do que a última vez que realizou a medição. A água retida pela ingestão em exagero de alimentos ricos em sódio ou utilidade de determinados medicamentos, por exemplo, pode recomendar uma elevação de até 3 kg na contagem total.

Estou perdendo peso ou líquidos? Tire suas dúvidas

Para saber se você engordou ou está somente sofrendo de inchaço, basta contar com um teste simples de resultado certeiro: com os dedos em forma de pinça, pressione a pele saliente do corpo por alguns segundos, solte e verifique: se a marca dos seus dedos ficaram por cerca de mais ou menos e três segundos, você sofre de retenção de líquido, ou seja, o peso a mais é sinal de inchaço. Se a marca não aparecer, é sinal de gordura acumulada.