Piercing no Septo


Piercing no Septo, também conhecido como piercing touro ou piercing de vaquinha é um tipo de piercing facial que vem ganhando popularidade no Brasil, há anos que tribos africanas e povos antigos usavam jóias para adornar o nariz, orelhas em locais diferentes dos lóbulos e outras partes no corpo, dentre os mais antigos, está o piercing no septo. Ele se localiza na cartilagem interna que separa as duas narinas do seu nariz. A perfuração é bastante popular e as joias mais utilizadas são as argolas e ferraduras. Veja a seguir como é feito o piercing septo, sua cicatrização e alguns cuidados fundamentais, confira!

Como é feito o piercing no septo?

A perfuração não pode ser feita em casa de jeito nenhum, isso pode provocar infecções sérias. Em um estúdio especializado, um profissional irá limpar e demarcar a área que será perfurada com uma caneta, para que o piercing não fique torto. Logo em seguida será usado um cateter. Como a região é rígida e espessa, o impacto do furo será bem mais forte do que em outras regiões. Após a perfuração, o profissional irá colocar e fechar a joia. Depois do processo, a região deverá permanecer bastante inchada por cerca de cinco dias.

Piercing no Septo dói? 

Não é uma das maiores dores do mundo. Há quem diga que é mais assustador por saber que está furando um osso que dor em si, já que não é um procedimento insuportável. Na maioria das vezes, dá até para se acalmar bastante, em especial quem já furou regiões mais sensíveis ou fez uma tatuagem no pé e no pulso.

Por ser uma ferida aberta ao longo dos dias em um local o qual temos o hábito de tocar várias vezes ao dia, é normal sentir dor, em especial quando vem aquela coceirinha no nariz irritante. A inchação não incomoda muito, mas a dor não é das mais fáceis de fingir que não está sentindo nada. E tocar na região por acidente ou somente coçar é um movimento automático, portanto, pensa-se que dói mais que nos demais lugares do corpo.

Piercing no Septo

Quanto tempo demora para cicatrizar?

A cicatrização do piercing no septo poder levar cerca de 30 e 60 dias o tempo vai de acordo com a resposta imunológica da pessoa. Durante esse momento é muito importante cuidar do piercing todos os dias. A assepsia da área e da joia é indispensável para evitar risco de contaminação e infecção. Evite o máximo mexer no nariz durante o dia e jamais toque no piercing com as mãos sujas.

Cuidados com piercing no septo e informações

  • Secreção: é comum que surja uma pequena secreção na cor branca no entorno da região perfurada. Não se desespere, eis uma reação natural do seu organismo ao perceber a existência de um corpo estranho. Mas cuidado: se a secreção for amarelada ou esverdeada, o seu piercing pode ter inflamado. Caso apresente os sintomas da infecção, você deve procurar rapidamente um médico;
  • Não remova a joia: depois de perfurar, espere o tempo de cicatrização para trocar de joia;
  • Limpeza: vai ser necessário de um algodão (ou cotonete), uma solução salina e um copo de água. Passe o algodão com a solução salina em movimentos bem devagar na região da perfuração. Repita o procedimento diariamente, pelo menos duas vezes ao dia uma vez, de preferência, antes de dormir. O tempo de limpeza deve durar no mínimo 5 minutos, para você limpar bem. Antes de começar a limpeza, verifique-se que a sua mão esta bem limpa com um sabonete antibacteriano de preferência;
  • Inchaço: Se você não limpar como recomendado anteriormente, é possível que o local inche. Se o inchaço for pequeno, você pode usar de anti-inflamatórios para remediar; Caso o inchaço seja grande, procure por um médico imediatamente;
  • Evite: não tome bebidas alcoólicas e evite ao máximo o tabaco. Cuidado ao passa maquiagem em regiões próximas a perfuração e evite o máximo loções com álcool na região do rosto.
  • Perigos: o certo é você procurar um estúdio que favoreça um serviço de muita qualidade, com todos os cuidados importantes e muita limpeza. As agulhas tem que estar esterilizada e desinfetadas, para evitar que se passe doenças.