Remédio Caseiro para Dor de Cabeça


Antes de falarmos sobre remédio caseiro para dor de cabeça, vamos conhecer um pouco desse distúrbio: Também chamada de cefaleia, a dor de cabeça tem diferentes causas e sua intensidade pode variar. Existem quase 150 tipos de dor de cabeça, sendo divididos em primários e secundários. A dor de cabeça é sintoma de diversos distúrbios, que vão de cansaço às infecções, passando pela sinusite e chegando a um tumor no cérebro. Uma dor de cabeça passageira pode ser resultado de estresse, hipoglicemia ou má digestão.

O que causa dor de cabeça?

Dores de cabeça episódicas, geralmente de um lado do crânio, pulsáteis, acompanhadas de vômitos e/ou sintomas visuais, podem indicar enxaqueca. Dor ou pressão na nunca pode ser indício de pressão alta. Já dores de cabeça constantes devem ser cuidadosamente avaliadas, pois podem indicar distúrbios circulatórios (aneurisma) ou compressões produzidas por tumor ou cisticerco, entre outras causas. Entre as causas alimentares associadas a problemas digestivos, podemos destacar: alimentação incorreta, líquido com as refeições (água, refrigerantes, sucos de frutas), comer em excesso, alimentação gordurosa, frituras, chocolate, café, sorvete, bebidas alcoólicas etc. Procurar um médico para estudo da causa.

Remédio caseiro para dor de cabeça com abacate e laranja

Abacate – Aplicar compressas mornas com o chá das folhas de abacate à cabeça e ingerir uma xícara de chá, 2 vezes ao dia.

Laranja – Beber 1/2 copo de suco de laranja, morno (sem açúcar).

Remédio caseiro para dor de cabeça com batata e repolho

Batata – O Dr. Raul O. Feijão ensina que a batata crua é anti-escorbútica e analgésica local. Aplicar compressas com rodelas de batatas cruas sobre a cabeça.

Repolho – O Dr. Blanc expõe: Já fiz desaparecer nevralgias faciais e dentárias com folhas de repolho. Cefalalgias idiopáticas (dor de cabeça sem causa conhecida), independentes de febres ou distúrbios intestinais, bem como dores reumáticas e reumatoides, também são acessíveis à influência benéfica do repolho. Aplicar cataplasma local de repolho ralado.
remédio caseiro para dor de cabeça

Remédio caseiro para dor de cabeça com erva-cidreira-verdadeira, carqueja ou boldo

Erva-cidreira-verdadeira. Parte usada: folhas. Dose: quatro colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, 4 xícaras ao dia.

Carqueja ou boldo, na má digestão. Parte usada: folhas. Dose: duas colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, de 2 a 3 xícaras ao dia.

Chá de camomila para dor de cabeça

Um ótimo remédio caseiro para dor de cabeça é o chá de ervas preparado com capim-santo, calêndula e camomila.

Ingredientes

  • 1 punhado de capim-santo
  • 1 punhado de calêndula
  • 1 punhado de camomila
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Adicione as ervas dentro de um recipiente com água fervente, tape e reserve por 15 minutos. A seguir coe e tome o chá ainda morno. Pode-se adoçar à gosto com um pouquinho de mel.

Chá com alfazema para dor de cabeça

Outra ótima solução caseira para dor de cabeça é aplicar uma compressa fria preparada com óleos essenciais de alfazema e manjerona, na cabeça e deixar agir por alguns minutos.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 5 gotas de óleo essencial de manjerona
  • uma bacia de água fria

Modo de preparo

Os óleos essenciais de ambas as plantas devem ser colocados na bacia com água fria. Posteriormente embeba duas toalhas na água e torça suavemente. O indivíduo com dor de cabeça deve deitar-se e aplicar uma toalha na testa e outra na base do pescoço. A compressa deve ser mantida durante 30 minutos, quando o corpo se acostumar com a temperatura da toalha volte a molha-la para mantê-la sempre fria.